quarta-feira, 15 de outubro de 2008

USABILIDADE NA WEB 2.0 - SEMPRE EM PAUTA

Rogério Pereira - Arquiteto de Informação

Rogério Pereira (http://www.rogeriopa.com/blog), 27 anos, casado, brasileiro, residente em Brasília e formado em Produção Publicitária Pelo Unicesp em 2007.
Atualmente é Arquiteto de Informação na TV1.COM, criando projetos de internet e intranet para o Banco do Brasil e Brasil Telecom.
Desde 1999 conceituando e desenhando produtos interativos, tendo trabalho anteriormente na AgênciaClick e Mens Soluções Interativas, realizando projetos para clientes como Brasil Telecom, Caixa Econômica Federal, Ministério do Turismo, RMA, Marista, Sistel, SESI, Correio Braziliense e Bancorbrás e participei do planejamento e arquitetura de informação do redesenho do site do Ministério da Cultura.
A Mariana Maia, que estuda no UNICEUB está realizando uma pesquisa sobre os conceitos de usabilidade e enviou um pequeno questionário sobre a visão do Rogério sobre o assunto.
Leiam as perguntas da Mariana e as respostas do Rogério Pereira:
P- Quais são as atividades de um arquiteto de informação?
- O Trabalho do arquiteto de informação consiste no planejamento de interfaces com fácil utilização e a criação de documentos como benchmark, mapa do site, fluxograma de navegação, wireframes e a realização de testes de usabilidade.
P- Quais os novos desafios para o arquiteto de informação na Web 2.0?
- Pensar na criação de produtos interativos de fácil memorização. Temos que esquecer simplesmente que estamos produzindo sites e sim serviços e produtos úteis ao dia-a-dia das pessoas.
P- Qual a sua análise da importância da organização visual na web 2.0?
- Simplesmente a fácil localização das informações para gerar mais conhecimento.
P -Quais são os principais aspectos que o arquiteto de informação tem que levar em conta quanto à aplicação dos conceitos da usabilidade na web?
- Aspectos sociais e principalmente buscar a melhor forma de entregar essa informação ao usuário. Temos que analisar o contexto e o usuário.
P- Considerando o quadro atual da web, com a participação do usuário ganhando cada vez mais espaço, qual o seu posiocionamento profissional em relação aos conceitos de usabilidade?
- Acho que o arquiteto tem que procurar ser um facilitador, ainda mais porque o usuário está cada vez mais consumindo conteúdo.
P- O que não deve faltar hj para um arquiteto de informação?
- Uma visão ampla da organização da informação, seja em qual meio for. O arquiteto deve procurar buscar conhecimentos agregados ao jornalismo, publicidade, design e tecnologia.
P -Quais as principais barreiras entre a criatividade e a arquitetura de informação dentro do processo de construção de um site, considerando a questão da usabilidade?
- Vejo a arquitetura de informação tem um processo de criação bem similar a uma peça publicitária, só que a diferença é que temos que procurar fazer essa criação totalmente centrada na facilidade de uso.
Li no Meio & Mensagem um artigo que pode contribuir sobre uma visão Web 2.0 ( acessem lá).
Rogério também informa que a Latitude 14, empresa especializada em usabilidade e design centrado no usuário, deu uma entrevista para a Rede Minas falando sobre o desafio de ter profissionais focados em novas necessidades de comunicação. O vídeo serve para que leigos e clientes entendam um pouco mais sobre o novo profissional de arquitetura de informação.

Nenhum comentário: