quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A LENTA MATURIDADE DOS BLOGS NO BRASIL

Este desenho é do Ed Benes, visitem seu Fotoblog http://edbenes.nafoto.net

Vamos a entrevista sobre blog no Brasil com Manoel Lemos ( o criador do sistema brasileiro de busca de blogs BlogBlogs )
Lá fora, maturidade e experiência. Aqui dentro, maturação em andamento. Ainda que não compartilhe do mesmo nível de profissionalização e variedade que sua correspondente em língua inglesa, a blogosfera brasileira (ou em língua portuguesa, para ser mais preciso) dá claros indícios de maturidade.

O processo, porém, ainda é longo e difícil de mensurar, segundo o criador do sistema brasileiro de busca de blogs BlogBlogs, Manoel Lemos. Além de problemas de padronização geral no setor (como medir o retorno de um investimento na mídia social, por exemplo?), o setor brasileiro sofre com a falta de dados mais precisos.

Empreendedor acidental da chamada Web 2.0 brasileira, Lemos tem experiência para analisar a blogosfera: é ele quem coordena o sistema de busca para blogs com maior indexação e especialização em blogs em língua portuguesa, parte negligenciada pelo Technorati em nome da blogosfera em língua inglesa.

Nesta entrevista, Lemos desmente a falta de popularidade em outros temas que não internet e tecnologia entre os blogs, descarta o atual sistema de métricas para mídia social e aposta em ações ligadas aos blogs fora do atual perfil promocional.

Segundo o registro do BlogBlogs, quantos blogs em português temos na internet atualmente?
No BlogBlogs temos 200 mil blogs. Mas acredito que no Brasil temos cerca de 2 milhões de blogs, sendo uns 20% ativos. Mas não é possível se ter uma medida exata, já que os provedores de plataformas de blogs não divulgam as informações.

O State of Blogosphere 2008, do Technorati, indica que a blogosfera em inglês está mais madura e experiente. Em que fase de amadurecimento a blogosfera em português está passando?
Acho que no Brasil estamos em pleno processo de amadurecimento. Vemos cada vez mais blogs aparecendo fora do tema de tecnologia e fora do grupo de blogueiros alfa (os early adopters e principais formadores de opinião na Blogosfera).

A abordagem exageradamente promocional com que muitas empresas chegam a blogueiros (com festas e brindes) prejudica a formação de um ambiente mais isento e maduro?
Sem dúvida, é uma abordagem um pouco superficial que simplesmente explora o blogueiro através de alguma pressão econômica, mas que não se pode repetir com sucesso por muito tempo.
A tendência é vermos cada vez menos destas ações com o amadurecimento das agências, das empresas e dos blogueiros. Acho que este amadurecimento já está acontecendo.



Blogar no Brasil já é uma atividade disseminada fora do grupo que tem uma cultura digital?
Sim, mas ainda de maneira bem tímida. Porém cada vez mais vemos blogueiros que não estão ativos no grupo que acaba sendo porta voz da blogosfera e falando de temas que também não são o mainstream da blogosfera.

Na tua opinião, qualé o case de maior sucesso de uma empresa que resolveu entrar em contato com blogueiros?
Acho que a Intel tem feito um bom trabalho com as mídias sociais em geral e também alguns que já são cases conhecidos como a Natura e a Tecnisa.

Qual a melhor ferramenta para medição o retorno de um investimento na mídia social: o volume total de citações ou identificar os blogueiros mais influentes que citaram o assunto?
Ainda não existem padrões para estas medições, até porque o ambiente das mídias sociais está evoluindo mais rapidamente que os instrumentos de medição. Acho que é preciso esquecer um pouco as métricas da Web 1.0 como page views e audiência e pensar de maneira mais integrada.
Ações em mídias sociais permeiam rapidamente de uma plataforma para a outra e a mensagem se espalha, o ideal seria ver o footprint total de uma ação dentro de um período de tempo.

Tecnologia é uma categoria da blogosfera bastante popular. Em que assuntos faltam blogs cobrindo na blogosfera nacional?
Faltar eu acho que não faltam, no BlogBlogs vejo blogs dos mais variados assuntos possíveis, de tricô até física de partículas. O que acontece é que ainda não vemos os efeitos destes blogs (e de toda a cauda longa de conteúdo) sensibilizando o resto do sistema.
Existem algumas comunidades de blogueiros que se quer participam ativamente das ações da Blogosfera, mas que mesmo assim produzem ativamente bastante conteúdo de qualidade.
Alguém ainda lembra?
Linda foto de Thaís Navarro

Nenhum comentário: