sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O E-MAIL VAI ACABAR?


Aí pessoal, vamos ficar de olho nesse papo que é importante!

Ter e-mail já foi símbolo de inclusão digital. Hoje, com a explosão das redes sociais e dos serviços de mensagens instantâneas, o correio eletrônico tem sido relegado pelos internautas mais jovens. Há quem diga que a importância da ferramenta está com os dias contados.
– Daqui 10 anos, quem vai usar e-mail é aposentado – brinca o gerente de novas tecnologias da IBM Brasil, Cezar Taurion.
A explicação: o e-mail se popularizou como um “faz-tudo”, só que hoje há outras ferramentas mais eficazes para determinadas tarefas. O e-mail perderá a abrangência, avalia o professor de comunicação digital da Universidade de São Paulo (USP) Luli Radfahrer. Terá uso mais limitado a funções empresariais, como registro, não para comunicação pessoal.
Assim é com a universitária Cássia Both, 20 anos, da Capital: correio eletrônico só para o trabalho. Se é para falar com os amigos, tem o MSN Messenger, o Orkut ou os torpedos no celular:
– Vai que preciso de uma resposta rápida? Aí o e-mail não serve. E nele tem muito spam.
A jovem tem até uma tática. Primeiro vê se a pessoa está online no MSN. Caso contrário deixa um recado no Orkut. E se o assunto for particular? Em vez de scrap, envia um “testemunho” (tipo de mensagem que só fica pública se o destinatário autorizar) para ser apagado depois de lido:
– Durante o dia, no trabalho, estou sempre no Messenger. Uso para falar com clientes – conta.
A chamada geração Y, que cresceu na era da internet (leia reportagem na página 3), está conectada o tempo inteiro e é multitarefas (realiza várias atividades ao mesmo tempo). Na justificativa de Taurion, com a entrada dessa garotada no mercado de trabalho, chegaria às empresas uma nova postura no uso da tecnologia. Na IBM, cita ele, já há projetos que usam wikis em vez de e-mails:
– Isso não quer dizer que o e-mail vai morrer. Ainda hoje se recebe carta. Mas ele deixará de ser o faz-tudo em um horizonte de uma década.

08/10/2008 Vanessa Nunes Zero Hora

Imagem "Olho": http://imaginautasdeolhonomundo.blogspot.com

Nenhum comentário: